Avançar para o conteúdo principal

cibeles madrid fashion week

A Espanha como capital da moda - As propostas dos estilistas para o Verão 2010 numa das passarelles mais mediáticas do mundo

(miguel palacio)

A crise que afecta com força também a indústria da moda, tem levado a uma necessária contenção de despesas por parte de empresas e organizações, refletindo-se numa nova postura.
Impõe-se uma atitude consciente face à 'tendência do momento': a intemporalidade do corte perfeito, dos materiais de qualidade, adaptados ao estilo individual.

As 'cores da estação' ou uma modelagem específica para determinada peça, deixam de fazer sentido. Tudo é permitido, o passado é revisitado, 'again and again' sob um olhar futurista de inovação.
Dos tons vibrantes ao pastel, ao eterno preto. Denim e alfaiataria, fluidez, rigidez e ousadia.

(andres sarda)


A identidade nacional desvanece-se em prol da liberdade criativa, e da vontade de fazer mais e melhor, apesar da recessão, tendo em conta o conceito imergente de uma perspectiva prática, adaptavel ao quotidiano.

Mais de cinquenta estilistas (entre os quais, o português Ricardo Andrez) convidados do mundo das artes e espectáculos e a imprensa mundial, marcaram presença em Madrid, entre 18 e 22 de setembro, para a 50ª edição da Cibeles Madrid Fashion Week.

(ricardo andrez)


É inegavel a importância deste evento organizado pelo IFEMA, que há já 25 anos,tem apostado tanto na promoção de nomes mediáticos, como na divulgção de talentos emergentes visando a dinamização da moda espanhola.

Imagens fortes e inspiradoras marcaram presença em Madrid.
Agatha Ruiz de la Prada, homenageou a 50ª edição da semana de moda espanhola com uma coleção de cinquenta modelos cheios de cor, alegria e otimismo.

(agatha ruiz de la prada)

Adolfo Dominguez, após dez anos de ausência, regressa ao certame trazendo como convidada de honra a atriz Gwyneth Paltrow.

A sentida homenagem ao estilista Elio Berhanyer, que participa na Cibeles desde a sua 1ª edição, foi um dos momentos mais marcantes do evento.

(elio berhanyer)

Os prémios para a melhor colecção e melhor modelo, foram atribuidos respectivamente ao estilista José Castro e à manequim Carla Crombie.

(desfile de josé castro)

(carla crombie)

A CMFW encontra-se actualmente entre os quatro maiores eventos de moda e alta-costura do mundo, logo depois de Nova Iorque, Paris e Milão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...