Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina.
Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção.
Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid.
A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais.
Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom.
Foi responsável pelo guarda-roupa de figuras públicas, series de tv, peças de teatro e bailado. O seu talento é reconhecido com os premios Globos de Ouro e 7 de Ouro.
Em 96, abre a primeira de uma cadeia de nove lojas em Portugal, que é obrigado a fechar após o incêndio que em 98 reduziu a cinzas oito anos de trabalho do estilista, à excepção de uma única colecção, que se encontrava no mercado Ferreira Borges, para ser apresentada no Portugal Fashion.
No ano seguinte, o criador interrompe a sua actividade enquanto marca própria para coordenar o departamento de moda-homem da Maconde, só vindo a regressar à Moda Lisboa com a colecção Outono/Inverno 2003/04.
Depois de um período de afastamento das passarelles, Nuno Gama, como a Fenix que renasce das cinzas, arrasa as últimas edições da Moda Lisboa, arrebatando público e imprensa com propostas de puro estilo!...
Comentários
Grata!
mail: lfaconde@hotmail.com