Avançar para o conteúdo principal

street fashion - a moda na rua

É na rua que o desfile continua.
Brinca com as cores e imprime às tendências a personalidade individual de cada um.
É a rua, uma passerelle de estilo, fusão de gosto e criatividade.
A montra visual de cada estação, vestida pelo quotidiano.
É na rua, que a moda se torna viva.



Esta Primavera, a cor passeia vibrante, principalmente sob a forma de acessórios.
Grandes carteiras e pumps coloridos explodem em tons ácidos e néon.
Verde esmeralda, azul eléctrico, amarelo semáforo, vermelhos, laranjas e rosa bubble gum.
Esta tendência rompe com o purple que invadiu os nossos guarda-roupas no ano passado (e que ainda se mantém!)
Alegre e divertida, quando conjugada com tons neutros, tem na minha opinião, o sério risco de em vez de um look moderno, adquirir um efeito muito parecido com um reclame luminoso!

Os meus favoritos:

A influencia dos anos 50, transporta-se da estação anterior, em que assistimos ao “reborn” do perfecto - usado pelos primeiros motards da historia (militares da primeira guerra mundial), adoptado por estrelas dos anos dourados do cinema, como James Dean e Marlon Brando, e mais tarde, peça ícone dos hard rockers de todo o mundo.
Um clássico, que para mim, nunca devia ficar out.

Silhuetas ultra-femininas, com cinturas bem marcadas, sapatos e sandálias de salto agulha ou compensados, em verniz, com padrões floridos e lacinhos, e as eternas bailarinas, misturam-se agora com elementos hard rock e pulseiras extra large.
Tons pastel, muito suaves, chegados directamente de Paris e Milão, aliam-se a rendas, folhos e plissados. Organza, tule e branco, que se usam em vestidos, ou túnicas e tops, com skinny jeans, e pumps de todas as cores.


A campanha “New Romantic” da Levis 531, traduz o conceito da nova imagem, num look rebel-chic que eu adorei, e deixo a sugestão!


SALSA

E como falar de Sreet Fashion, sem mencionar o jeans wear…?
Por ser uma marca portuguesa, um caso de sucesso, e uma escolha pessoal minha, não poderia deixar de a referir.



A Salsa, nasce em 1994, fundada pelos irmãos Vila Nova, que com o seu empreendedorismo e visão, transformaram a pequena industria de acabamentos têxteis, numa produção de sucesso, altamente competitiva!
Durante os primeiros anos, as peças eram vendidas em lojas multimarca, até que, em 1998, foi aberta a primeira de muitas lojas Salsa, que podemos hoje encontrar em todas as grandes cidades de Portugal, e espalhadas pelo mundo, em cerca de 20 países!
(Apesar de não haver nenhuma loja Salsa no Brasil, vale a pena espreitar o site www.salsajeans.com).

Com o intuito de “promover a cultura global, assente na diferenciação, versatilidade única e actualização permanente”, a marca aposta na alta qualidade de materiais e acabamentos, aliando fiting e estilo.
Enquanto escrevia este artigo, não pude deixar de me perguntar: “ Mas porque é que eu gosto tanto da Salsa?”
A resposta, é o conjunto de todos estes factores: A Atitude!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...