Avançar para o conteúdo principal

cia.brasil


O estilo brasileiro, mais perto de Portugal

Decorria a segunda metade dos anos 80, quando três emigrantes portugueses radicados no Brasil que planeavam regressar ao país de origem, tiveram a ideia de implementar algo de novo no mercado.

O “estilo tropical brasileiro”, o lifestyle” que o caracterizava, e a forma como este se diferenciava, de tudo o que então existia, foram o mote para um projecto, que decidiu apostar nos segmentos de beachwear, fitness e activewear, para trazer até nós (Portugal) e restantes países da Europa, o melhor do Brasil em estilo, qualidade e design.

Assim nascia, a Cia Brasil.
Inicialmente, foi necessário estabelecer parcerias e encontrar produtos representativos deste conceito, que, sendo já líderes de mercado no Brasil, tivessem o perfil adequado, para vingar também na Europa.
A Cia Maritima (1990) e a Havaianas (1998) são dois grandes exemplos de sucesso internacional, tendo sido Portugal o pioneiro para sua implementação e posterior consolidação.

Apesar dos obstáculos com que se deparou ao longo dos tempos, como a grande dificuldade de introduzir marcas brasileiras num mercado tão exigente e competitivo como o europeu, a Cia Brasil não desistiu do seu sonho, e perseguiu os seus intentos.
“Crescer mais, e com mais sustentabilidade”, é o objectivo desta empresa, que tem visto crescer a adesão do público às marcas que representa. (Cia marítima, Agua doce, Havaianas, etc.), sempre com grande sentido de responsabilidade, no sentido de ir sempre ao encontro das expectativas do consumidor.
18 Anos de parceria comercial com a Rosset Textil (a maior fabricante de Lycra da América latina) foram comemorados com a colecção para o Verão 2009 apresentada pela Cia Marítima no S. Paulo Fashion Week; Mercedes Benz Fashion Week (Miami) e Moda Lisboa/ Estoril, em Cascais.

A marca Havaianas, foi lançada há 46 anos, e sempre se destacou no mercado brasileiro, pela sua simplicidade e qualidade.
A sua entrada na Europa, em 1998, deu-se, pela mão da Cia Brasil, que investiu em marketing, desfiles internacionais, eventos promocionais e acções de costumização em todo o mundo.
Tanto a Havaianas como a Cia Marítima, possuem equipas que pesquisam os hábitos e costumes específicos de cada país, com vista a incorporar nas suas colecções, modelos baseados nos seus padrões culturais e comportamentais próprios, já que, o mercado europeu, é por si só, uma referência poderosa, no domínio das tendências de moda.

A Cia Brasil, distribui as marcas que representa, por Portugal inteiro, e demais países europeus, com especial destaque para Espanha, onde possui também uma sociedade, chamada Solan Brasil, crescendo, e consolidando a sua posição.
Do outro lado da passerelle, trabalha para garantir que a moda brasileira, com o life style tropical que lhe é tão característico, atravesse o atlântico, e faça furor por toda a Europa!

Comentários

Pedro4830 disse…
Mais um excelente artigo sobre uma marca. De muito interesse. Gostei de ler. A Cia.brasil é uma marca de grande prestigio internacional... vejo alguns desfiles da marca na Fashion TV. Desfiles esses não só em São Paulo (na sua Fashion week) mas também nas grandes capitais da moda mundiais. Uma marca a ter em conta.

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...