Avançar para o conteúdo principal

entrevista a Luis Buchinho


IS_ Pode falar-nos um pouco sobre esta colecção?

LB_ Eu fiz uma colecção baseada em imagens de medusas em movimento, onde tentei criar uns volumes novos, assimétricos, que balançassem e dançassem um pouco em volta do corpo da mulher.
Como tal, usei materiais muito leves, muito delicados, todos eles plissados, e os plissados são todos abertos e destruturados. Usar volumetrias muito novas, ligadas ao uso da cor, muito forte também, para realçar toda essa novidade em termos de silhueta.
Quis também criar peças que não tenham uma nomenclatura muito óbvia, peças que não são uma calça, um calção, uma saia. São um pouco difíceis de classificar, mas eu acho que todo o movimento das medusas foi captado justamente por não haver um eixo simétrico. A silhueta foi trabalhada com uma grande assimetria.

IS _ Como surgiu o tema?

LB_ O tema surgiu uma pouco em sequência da colecção do Inverno que passou, em que eu trabalhei muito timidamente a parte plissada nas calças e dos ombros. Fui buscar um tema que se adequasse a isso.

IS _ A natureza?

LB _ A natureza, trabalhada de uma maneira orgânica, mas não com uma aparência orgânica.
As cores são mais artificiais, o look é muito mais moderno.
Não é um look eco-friendly, é um look que tem inspiração na maneira como a natureza se estrutura no fundo, que é uma maneira um pouco inesperada, sempre em constante mutação.

IS _ Começou a trabalhar nesta colecção logo depois da anterior. Como é que se inspirou para este trabalho? Qual foi o “clic”?

LB _ O clic pode não aparecer logo, porque eu não faço primeiro esta colecção, faço primeiro a colecção comercial, e essa, é menos comprometida em termos de tema.
Eu posso dar-me ao luxo de ir desenhando as peças, começar a faze-las, e o tema pode não surgir na semana ou no mês a seguir, porque a apresentação é só daí a seis meses.
Portanto, começo a trabalhar numa colecção com um foco mais comercial mais assertivo.

IS_ Qual o tipo de mulher que veste as suas criações?

LB _É muito abrangente, tem uma faixa etária muito alargada, entre os 20 aos 60 anos, facilmente…e é uma consumidora que tem uma consciência moderna, fashion.
Eu acho que as minhas peças conseguem ter um grau de intemporalidade muito bom, ou seja, conseguem envelhecer muito bem. São peças que daqui a um ano, ou dois dá p vestir. Depende depois da maneira como se coordenam, mas continuam up to date.

IS _ Qual é o seu mercado principal?

LB _ Portugal. Neste momento estou a vender para Espanha, mas Portugal é realmente o que tem maior significado.

IS_ Loja em Lisboa?

LB _ Talvez…

IS_ Está em projecto?

LB_ Não, mas esta em pensamento...

IS_ Próximos projectos?

LB_ O próximo projecto é sempre a próxima colecção, e eu vou agora continuar com as minhas duas linhas, a linha principal e a de malhas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar, conta a história de uma viagem no deserto africano. Trevellers, inspirada na personagem Kit do filme “The Sheltering Sky” de Bertolucci (1990), com referência ao período pós 2ª guerra, foi uma colecção de que gostei especialmente. Muito feminina, cinematográfica e glamourosa. Contraste de couros e plástico rígido com tecidos leves e fluidos. Branco. Bege. Preto total. Dourados.

entrevista a Helena do blog Meninas da Chocolate

Já foi chamada "a madrinha das bloguetes". Helena nasceu em S.Paulo, mas vive no Rio de Janeiro há varios anos. Delicadeza, bom gosto e simpatia contagiante são traços que passa de tudo o que escreve, para quem a lê. O seu "Meninas da Chocolate", é a fusão perfeita entre imagem, conteudo e interactividade, factores determinantes para que este se tornasse um dos casos de maior sucesso e uma referência incontornavel na blogosfera de moda. um dos meus espaços favoritos, que não podem deixar de conhecer! http://meninasdachocolate.blogspot.com Nome – Helena Castro Idade – 30 anos Profissão – Formada em Administração, com pós em Marketing. Já trabalhei com seguros, moda, telecomunicações e atualmente sou sócia de uma produtora musical. Minhas principais atividades são: administrar a carreira do violonista João Rabello ( www.joaorabello.com.br ) e fazer a produção dos shows do sambista Paulinho da Viola ( www.paulinhodaviola.com.br ). um defeito : Ansi

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape