27.5.09

globo de ouro para Tenente


A 14ª edição dos Globos de Ouro realizou-se a 17 de Maio no Coliseu dos Recreios de Lisboa. A cerimónia-espectáculo tem como missão premiar os nomes que mais se destacaram ao longo do ano em diversas categorias nas áreas do cinema, teatro, musica, desporto e moda.
Organizada pelo canal de televisão SIC e pela revista CARAS, contou com a presença da actriz brasileira Susana Vieira para a entrega de um dos prémios.

Bárbara Guimarães apresentou pela 3ª vez o evento, desfilando ao longo da noite criações dos quatro nomeados à categoria de melhor estilista: Filipe Faisca, a dupla Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, Luís Buchinho, e o premiado José António Tenente.

Além de vestir a apresentadora há vários anos, Tenente é também responsável pela imagem em palco de outra mulher-ícone de Portugal.
A fadista Ana Moura.
Uma voz de referência para a nova geração do fado, que tem feito furor e arrebatado plateias um pouco por todo o mundo. (Ana Moura atuou ao lado de Mick Jegger num concerto dos Rolling Stones e conta com o cantor Prince na sua interminável lista de fãs!)

Nascido em Cascais, trocou o curso de arquitectura pela moda. Em 1990, abre a sua primeira loja, vindo desde então a integrar o calendário oficial da Moda Lisboa.

São Paulo, Amsterdam, Dusseldorf, Bolonha, Washington, Nápoles Londres, Estocolmo, Shangai, Paris e Barcelona, são um percurso de sucessos.

Do Universo Tenente, fazem parte a concepção de figurinos para teatro, vestuário profissional para projetos nacionais, jeans, canetas, óculos de sol, marroquinaria e artigos de viagem.

Como resposta ao desafio lançado pela Mattel a 15 estilistas portugueses numa ação comemorativa aos 50 anos da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, Tenente reproduziu o belíssimo vestido verde modelo vintage desfilado por Barbara Guimarães na Moda Lisboa/Estoril 31. (A exposição pode ser visitada de 16 Maio a 1 de Junho, no Museu Nacional do Traje - Lisboa).

Na noite de todas as estrelas, José António Tenente subiu ao palco para receber pela 2ª vez um Globo de Ouro, que dedicou feliz a toda a equipa e à sua irmã. Este, é mais um prêmio que o consagrado estilista irá juntar a muitos outros recebidos ao longo de mais de 20 anos de carreira, e à condecoração da Ordem do Infante D. Henrique que lhe foi atribuída em 2006 pelo então Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio.

2 comentários:

Diva disse...

Miss,
tenho saudades tuas...
Qdo vens ao Porto?

Bisou doce

Vi da Silva Miranda disse...

um dos melhores portugueses!
http://vi-inwonderland.blogspot.com/
xoxo