Avançar para o conteúdo principal

globo de ouro para Tenente


A 14ª edição dos Globos de Ouro realizou-se a 17 de Maio no Coliseu dos Recreios de Lisboa. A cerimónia-espectáculo tem como missão premiar os nomes que mais se destacaram ao longo do ano em diversas categorias nas áreas do cinema, teatro, musica, desporto e moda.
Organizada pelo canal de televisão SIC e pela revista CARAS, contou com a presença da actriz brasileira Susana Vieira para a entrega de um dos prémios.

Bárbara Guimarães apresentou pela 3ª vez o evento, desfilando ao longo da noite criações dos quatro nomeados à categoria de melhor estilista: Filipe Faisca, a dupla Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, Luís Buchinho, e o premiado José António Tenente.

Além de vestir a apresentadora há vários anos, Tenente é também responsável pela imagem em palco de outra mulher-ícone de Portugal.
A fadista Ana Moura.
Uma voz de referência para a nova geração do fado, que tem feito furor e arrebatado plateias um pouco por todo o mundo. (Ana Moura atuou ao lado de Mick Jegger num concerto dos Rolling Stones e conta com o cantor Prince na sua interminável lista de fãs!)

Nascido em Cascais, trocou o curso de arquitectura pela moda. Em 1990, abre a sua primeira loja, vindo desde então a integrar o calendário oficial da Moda Lisboa.

São Paulo, Amsterdam, Dusseldorf, Bolonha, Washington, Nápoles Londres, Estocolmo, Shangai, Paris e Barcelona, são um percurso de sucessos.

Do Universo Tenente, fazem parte a concepção de figurinos para teatro, vestuário profissional para projetos nacionais, jeans, canetas, óculos de sol, marroquinaria e artigos de viagem.

Como resposta ao desafio lançado pela Mattel a 15 estilistas portugueses numa ação comemorativa aos 50 anos da boneca mais famosa do mundo, a Barbie, Tenente reproduziu o belíssimo vestido verde modelo vintage desfilado por Barbara Guimarães na Moda Lisboa/Estoril 31. (A exposição pode ser visitada de 16 Maio a 1 de Junho, no Museu Nacional do Traje - Lisboa).

Na noite de todas as estrelas, José António Tenente subiu ao palco para receber pela 2ª vez um Globo de Ouro, que dedicou feliz a toda a equipa e à sua irmã. Este, é mais um prêmio que o consagrado estilista irá juntar a muitos outros recebidos ao longo de mais de 20 anos de carreira, e à condecoração da Ordem do Infante D. Henrique que lhe foi atribuída em 2006 pelo então Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio.

Comentários

Diva disse…
Miss,
tenho saudades tuas...
Qdo vens ao Porto?

Bisou doce

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...

dino alves

dia 2 Um desafio de elegância e diversão, numa colecção espectáculo que arrebatou a assistência. Partindo da imagem típica da mulher de classe média/baixa da zona centro do país, que com a sua despreocupação estética acaba por, sem querer, criar looks bastante exuberantes, o criador, propôs-se reinventar esta imagem, transformando-a em algo sofisticado e elegante. Musica animada, de 'baile de aldeia', tão tipicamente portuguesa, cantada ao vivo ao som de um orgão electronico, arrancou risos e bater de pé! Várias mulheres de meia-idade, vestidas para o trabalho doméstico, desfilaram pela passerelle envergando as tradicionais batas sobre calças de pijama, trazendo consigo baldes, vassouras, lenços na cabeça e luvas de borracha. A dada altura , "a musica toca de outra forma..." e as criações de Dino Alves entusiasmam a assistência com a metamorfose conseguida! A 'bata' sem graça, usada para trabalhar, adquire cortes depurados, de grande delicadeza e os mais requi...