1.9.09

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa


Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina.
Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção.

Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid.

A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais.

Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom.

Foi responsável pelo guarda-roupa de figuras públicas, series de tv, peças de teatro e bailado. O seu talento é reconhecido com os premios Globos de Ouro e 7 de Ouro.

Em 96, abre a primeira de uma cadeia de nove lojas em Portugal, que é obrigado a fechar após o incêndio que em 98 reduziu a cinzas oito anos de trabalho do estilista, à excepção de uma única colecção, que se encontrava no mercado Ferreira Borges, para ser apresentada no Portugal Fashion.

No ano seguinte, o criador interrompe a sua actividade enquanto marca própria para coordenar o departamento de moda-homem da Maconde, só vindo a regressar à Moda Lisboa com a colecção Outono/Inverno 2003/04.

Depois de um período de afastamento das passarelles, Nuno Gama, como a Fenix que renasce das cinzas, arrasa as últimas edições da Moda Lisboa, arrebatando público e imprensa com propostas de puro estilo!...

2 comentários:

..Oniris.. disse...

ines, meu nome é Letícia e fui selecionada para publicar meu livro através da Corpos Editora. Vi que tens um post sobre, já publicaste algo através deles? São reamente sérios? Quero ir na próxima feira, já tem previsão de quando irá acontecer?
Grata!
mail: lfaconde@hotmail.com

MAISON CHAPLIN disse...

Um grande talento, um grande empresário! Parabéns Nuno.
www.MaisonChaplin.blogspot.com