Após o desaparecimento de 'Porto de Moda' - uma iniciativa que durante 8 anos contribuiu para impulsionar a carreira de vários criadores portugueses, surge "Acrobátic", um concurso de design de moda, que desde 2005 tem vindo a afirmar-se como uma importante plataforma para a divulgação de novos talentos.
"Abrir caminho e rasgar novos trilhos para o design de moda nacional" tem sido o seu principal objetivo.
Esta iniciativa, tem vindo a captar a atenção da imprensa, escolas de moda e publico em geral, chegando mesmo a integrar o Portugal Fashion a convite da organização.
A 5ª edição de "Acrobatic" realizou-se no dia 3 de Abril, no CACE cultural da cidade do Porto e o Hiperfashion esteve presente.
21 novos talentos, cheios de sonhos e imaginação, apresentaram as suas criações (cada apresentação era constituída por três coordenados) numa sala repleta de convidados, perante um júri constituído por: Alexandra Macedo (Best Models), Julio Torcato ( designer de moda), Rita Lino (fotógrafa), Miguel Flor (designer de moda), Vera Deus (colaboradora de Nuno Baltazar) e Ricardo Dourado (designer de moda), convidados, imprensa, e vários alunos da Escola Prática de Fotografia "Oficina da Imagem" (www.oficinadaimagem.com), que aproveitaram a oportunidade para pôr em prática os seus conhecimentos.
"Renovar as maneiras de representar o corpo humano, reafirmando o seu papel como termômetro cultural", "que deve ser respondido com parâmetros e idéias que acrescentem valores à moda", foi o desafio lançado à criação e inovação dos participantes.
Pude observar nos desfiles uma tendência marcadamente alternativa, algumas coleções bem conseguidas, looks com estilo e propostas conceptuais, mas também algum "excesso" nos brilhos e materiais utilizados que me pareceram "too much".
O terceiro prémio no valore de 500€ para o melhor coordenado masculino, foi atribuído a Hugo Costa, com a coleção "New Kind of Punk".
O 2º prémio para o melhor coordenado feminino (500 euros) e o 1º prêmio para a melhor coleção ,(2500 euros) foram entregues a Andreia Oliveira, com "La Purifé".
Pandora, "o mal belo", surge como a heroína sombria da jovem designer. Andrógina e dramática, é representada através de uma imagem forte e muito cool.
Materiais frios e metálicos, malhas transparentes ou tricotadas, tons azul marinho, azul metálico e negros falsos.
(mara índio)
Comentários
ps: tnh saudades!
Que boa surpresa descobrir um site sobre Moda Portuguesa!
Fantastico!
Espero que essa nova iniciativa tenha muito sucesso,e que o "alternativo" continue a existir pois serve para dinamizar,uma sociedade ,que se pretende tornar uniforme e totalitária,que embora pacifica e não dada a radicalismo está longe de ser estática e sem serventia como muitos o fazem querer.
Sucesso para o blog.
:)obrigada pelo comentario!