Avançar para o conteúdo principal

acrobatic 09 - novos talentos


Após o desaparecimento de 'Porto de Moda' - uma iniciativa que durante 8 anos contribuiu para impulsionar a carreira de vários criadores portugueses, surge "Acrobátic", um concurso de design de moda, que desde 2005 tem vindo a afirmar-se como uma importante plataforma para a divulgação de novos talentos.
"Abrir caminho e rasgar novos trilhos para o design de moda nacional" tem sido o seu principal objetivo.
Esta iniciativa, tem vindo a captar a atenção da imprensa, escolas de moda e publico em geral, chegando mesmo a integrar o Portugal Fashion a convite da organização.

A 5ª edição de "Acrobatic" realizou-se no dia 3 de Abril, no CACE cultural da cidade do Porto e o Hiperfashion esteve presente.

21 novos talentos, cheios de sonhos e imaginação, apresentaram as suas criações (cada apresentação era constituída por três coordenados) numa sala repleta de convidados, perante um júri constituído por: Alexandra Macedo (Best Models), Julio Torcato ( designer de moda), Rita Lino (fotógrafa), Miguel Flor (designer de moda), Vera Deus (colaboradora de Nuno Baltazar) e Ricardo Dourado (designer de moda), convidados, imprensa, e vários alunos da Escola Prática de Fotografia "Oficina da Imagem" (www.oficinadaimagem.com), que aproveitaram a oportunidade para pôr em prática os seus conhecimentos.

"Renovar as maneiras de representar o corpo humano, reafirmando o seu papel como termômetro cultural", "que deve ser respondido com parâmetros e idéias que acrescentem valores à moda", foi o desafio lançado à criação e inovação dos participantes.

Pude observar nos desfiles uma tendência marcadamente alternativa, algumas coleções bem conseguidas, looks com estilo e propostas conceptuais, mas também algum "excesso" nos brilhos e materiais utilizados que me pareceram "too much".

O terceiro prémio no valore de 500€ para o melhor coordenado masculino, foi atribuído a Hugo Costa, com a coleção "New Kind of Punk".

O 2º prémio para o melhor coordenado feminino (500 euros) e o 1º prêmio para a melhor coleção ,(2500 euros) foram entregues a Andreia Oliveira, com "La Purifé".

Pandora, "o mal belo", surge como a heroína sombria da jovem designer. Andrógina e dramática, é representada através de uma imagem forte e muito cool.

Materiais frios e metálicos, malhas transparentes ou tricotadas, tons azul marinho, azul metálico e negros falsos.

(mara índio)

Comentários

Pepa Xavier disse…
Que máximo, confesso que não conhecia! Acho óptimo! Devia existir mais iniciativas destas! beijinho

ps: tnh saudades!
B. disse…
Ola!
Que boa surpresa descobrir um site sobre Moda Portuguesa!
Fantastico!
Miss P disse…
Nunca tive oportunidade de estar por entre os bastidores da moda,mas penso que nós Portugueses pelo menos no que diz respeito ás artes temos bastante iniciativa e criatividade.
Espero que essa nova iniciativa tenha muito sucesso,e que o "alternativo" continue a existir pois serve para dinamizar,uma sociedade ,que se pretende tornar uniforme e totalitária,que embora pacifica e não dada a radicalismo está longe de ser estática e sem serventia como muitos o fazem querer.
Sucesso para o blog.
:)obrigada pelo comentario!

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...