Avançar para o conteúdo principal

pedro mourão

dia 4

Numa versão bem diferente, a proposta de Pedro Mourão numa colecção forte e masculina.
Três selas de cavalo no inicio da passerelle sugeriam o contexto do que se iria observar.
Uma reinterpretação do preto, e dos trajes equestres.
Fatos, chapéus, peças em lã, um perfecto de cabedal e axadrezados, traduziam a nova imagem destes cavaleiros.

A apresentação da colecção, exclusivamente masculina, contou com a performance de duas modelos femininas, vestidas a rigor, com o cabelo apanhado em longos ponny tails.
Assim como na edição anterior, o desfile contou com a presença de jovens actores de uma serie juvenil mediática, e com o próprio coordenador de bastidores da Moda Lisboa!

ENTREVISTA

IS. Qual a mensagem que quis transmitir com esta coleção?
PM. Essencialmente a esperança para continuar a lutar no periodo de crise que estamos a atravessar, com encarnado à mistura da paixão, do coração, da vontade de vencer e de viver. A moda tem um papel quase inebriante em alguns momentos da vida, que nos ajuda a viver felizes e foi essa a mensagem que quis transmitir.

IS.O que representou para si em termos pessoais?

PM. Identifiquei-me muito com este trabalho, é muito dandy, muito inglês ao mesmo tempo... muito club. Tem uma silhueta muito elegante. Deu-me muito prazer fazer este trabalho! Dão todos, mas este, talvez por ser o último...!

IS.Quais são os elementos que mais a identificam?

PM. Peças equestres. Os casacos muito cintados, malhas muito compridas e esguias com blocos de cor, algumas referências à bauhause nos tais blocos de cor e de tecido diferentes. O tom brilho-mate.

IS.Como surge o ponto de partida para uma nova coleção?

PM. Não sei, não penso, há um clic que pode ser desencadeado por variadissimas coisas. Neste caso, fui influenciado por uma colecção de equitação que estou a desenvolver para a industria. Apaixonei-me por algumas peças! Há coisas muito bonitas que as pessoas não vêem porque normalmente estão nos concursos hípicos e que são perfeitamente traziveis para a rua, para o dia a dia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...