27.12.08

verao



Os dias espreguiçam-se na areia, contemplando um imenso horizonte azul.
Na cidade, as ruas desertas. Como se também o tempo, tivesse parado.
No ar, o perfume a maresia, gelados de fruta, e creme bronzeador.
São fins de tarde lendo Hemingway, e bebidas frescas na esplanada.



Antes dos anos 60, os portugueses não tinham o habito de se deslocar muito nas suas férias.
Portugal, é um pequeno rectângulo de terra, banhado a sul e oeste pelo Atlântico.
As pessoas deslocavam-se às praias mais próximas das zonas onde moravam.
Os fatos de banho, em malha grossa, obedeciam a parâmetros de discrição, que eram devidamente vigiados pelos "Cabos do Mar", que se passeavam de farda branca, certificando-se de que todos se vestiam conforme o estabelecido. Os homens usavam fato de banho completo, e os das senhoras, tinham ainda uma saia que acompanhava o calção.



Com a musica "Summer Hollidays", Cliff Richards contribui para colocar o Algarve no mapa de ferias do resto da Europa.
A pouco e pouco, as pequenas, pacatas vilas de pescadores, vestiam as cores do progresso, em fatos de banho mais ousados.



Nos anos 70, os biquinis de crochet, faziam furor, e nos anos 80, era do glam e do kitch, tudo era permitido!
No mês de Agosto, o Algarve tornou-se a Meca dos portugueses. Praias apinhadas de gente, e cidades super urbanizadas enterraram de vez o doce Algarve dos postais antigos.



Nos anos que se seguiram, o país aderiu ao eco-turismo, redescobrindo paisagens campestres, belíssimas praias fluviais e a tranquilidade da paisagem. O fato de banho, foi votado às aulas de natação, ou aos baús das mais saudosistas, e o biquini brasileiro tornou-se a peça mais desejada do Verão.

Devido à necessidade de protecção da pele exposta aos raios solares, e ao percurso cíclico de tendências em que a moda se reinventa, eis que surge o "tankini", constituído por duas peças: um top mais comprido, e calção.


O fato de banho, é o must-have da estação. Como peça única, reaparece nas propostas dos criadoras, nas montras das lojas e em todas as revistas de moda. Mais bonito do que nunca, com cores apelativas e design espectacular.
Não acredito que venha a destronar o biquini ( já que este permite um bronzeado mais bonito ), mas terá, sem duvida, presença obrigatória em sofisticados passeios de barco, ou elegantes mergulhos de piscina.

Sem comentários: