Avançar para o conteúdo principal

DINO ALVES - entrevista


O "enfant terrible" da moda portuguesa, fez a sua formação em pintura na Escola Superior Artística do Porto, e o curso de fotografia do INEF.
Desde figurinos para teatro, a guarda-roupa para publicidade e eventos, Dino Alves, é um stylist por excelência.

A sua primeira apresentação acontece pela primeira vez em 1994, nas "Manobras de Maio".

Após a criação de quatro mise-en-scéne para desfiles de Ana Salazar, passa a participar na Moda Lisboa e recebe o prémio "Criador Revelação 97" da Look Elite.

No ano 2000, esteve presente no desfile Cosmopolis, ao lado de A. Alaia e J.P. Gautier.

Dino Alves, tem levado as suas criações (e a moda portuguesa), a inúmeros eventos e exposições internacionais de referência.


ENTREVISTA

IS - Em que eventos de moda nacionais ou internacionais irá apresentar a colecção Outono/ Inverno 2009/2010?

D.A - Apresento oficialmente na ModaLisboa (Lisboa fashion Week).

IS - Em que se inspirou para esta colecção?


D.A ? Inspirei-me numa imagem que existe por todo o país. No meu caso, vou focar-me mais na zona onde nasci e cresci: Zona Centro (que aliás vai dar título à colecção).

A imagem das mulheres de classe média, que trabalham no campo e/ou são domésticas. Vestem geralmente batas por cima de calças de malha e por baixo de casacos de malha grosseira. Muitas vezes ainda usam aventais e xailes ou lenços.

O desafio será a partir destas imagens grosseiras e sem a mínima intenção e preocupação estética ou elegante, criar uma colecção sofisticada, moderna e actual.

IS - Quais os materiais/ silhuetas que irá apresentar (de forma geral)?

D.A - Os materiais são: fazendas de lã e mistura de lã com polyester, 100% algodão, malhas, sedas, lã tricotada e em crochet, flanela de algodão às tiras e tubular também tricotada, etc.

IS - Costuma basear-se nas tendências da moda, ou cria independentemente de qualquer influência?

D.A - Basicamente sigo a minha própria linguagem, que vou desenvolvendo ao longo do meu percurso artístico. No entanto, as tendências acabam sempre por nos influenciar, ainda que seja de uma forma inconsciente.

IS - Qual o perfil da mulher/ homem que veste as suas criações?


D.A - A mulher e homem que veste as minhas criações são sobretudo de pessoas que têm atitude e gostam de ser diferentes. Jovens de espírito e independentes de qualquer preconceito.

Comentários

Anónimo disse…
Nice ! Confesso q estou curiosa para ver a colecção q ele vai apresentar...

xoxo
[A] disse…
eu acrescentaria " pessoas que não estão formatadas por revistas cor-de-rosa e fama-shows".

é curioso que também o Dino Alves encontre mais inspiração nas pessoas que desconhecem de todo a linguagem da moda, nessas "mulheres que trabalham no campo e/ou são domésticas". estas pessoas conseguem ser genuinamente criativas sem dúvida.

Mensagens populares deste blogue

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar, conta a história de uma viagem no deserto africano. Trevellers, inspirada na personagem Kit do filme “The Sheltering Sky” de Bertolucci (1990), com referência ao período pós 2ª guerra, foi uma colecção de que gostei especialmente. Muito feminina, cinematográfica e glamourosa. Contraste de couros e plástico rígido com tecidos leves e fluidos. Branco. Bege. Preto total. Dourados.

entrevista a Helena do blog Meninas da Chocolate

Já foi chamada "a madrinha das bloguetes". Helena nasceu em S.Paulo, mas vive no Rio de Janeiro há varios anos. Delicadeza, bom gosto e simpatia contagiante são traços que passa de tudo o que escreve, para quem a lê. O seu "Meninas da Chocolate", é a fusão perfeita entre imagem, conteudo e interactividade, factores determinantes para que este se tornasse um dos casos de maior sucesso e uma referência incontornavel na blogosfera de moda. um dos meus espaços favoritos, que não podem deixar de conhecer! http://meninasdachocolate.blogspot.com Nome – Helena Castro Idade – 30 anos Profissão – Formada em Administração, com pós em Marketing. Já trabalhei com seguros, moda, telecomunicações e atualmente sou sócia de uma produtora musical. Minhas principais atividades são: administrar a carreira do violonista João Rabello ( www.joaorabello.com.br ) e fazer a produção dos shows do sambista Paulinho da Viola ( www.paulinhodaviola.com.br ). um defeito : Ansi

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape