Avançar para o conteúdo principal

fatima lopes



Foi em 1992, que reparei numa pequena notícia, da página dedicada à moda, na há muito extinta revista Super Som.

Uma jovem ambiciosa, partira em 1990 do Funchal, no Arquipélago da Madeira onde nascera, rumo à capital (Lisboa), perseguindo o sonho de vir um dia a vingar no mundo da moda, criando as suas próprias colecções.

Com uma amiga, abriu uma loja onde vendia peças de criadores internacionais.
Em 1992a loja "Versus" muda de nome.
É criada a sua marca. Começa a dar nas vistas pelo seu estilo arrojado, criativo e totalmente original.
Após o primeiro desfile, no Convento do Beato, convence o público e a imprensa, e em poucos anos, ergue um império.
O nome, que na altura então fixei: Fátima Lopes.




Definindo o seu sucesso como um objectivo após o outro, com muito trabalho e afinco, Fátima afirma que "A vida é feita de sonhos, e eu nunca disse - Já consegui tudo na vida."

Tornou-se conhecida pelo seu carisma, colecções femininas ousadas e originais, mas expandiu as suas criações ao âmbito da roupa masculina, sapatos, marroquinaria, óculos, jóias, cristais, porcelanas, e têxteis lar.

O "Espaço Fátima Lopes", traduz-se actualmente num prédio de quatro pisos no coração de Lisboa, onde reúne boutique, atelier de criação/confecção, um bar/discoteca, e a sua agência de modelos "Face Models".

No ano 2000, surpreende tudo e todos, desfilando ela própria, em Paris, um biquíni de ouro e diamantes avaliado em um milhão de dólares. Este, foi mais tarde recriado numa "Barbie Alta Joalharia", que foi posteriormente leiloada a favor da cruz vermelha.

Fátima Lopes foi a primeira portuguesa a integrar o "carroussel de la mode" em Paris. Presença habitual na zona mais elitista do "prét-a-porter", e nos principais eventos de moda, tem lojas espalhadas um pouco por todo o mundo.
Diz-se orgulhosa em ser portuguesa, apesar de a sua moda, ser internacional. São inúmeros os "prêmios carreira" com que foi reconhecida, sendo inclusive, condecorada Comendadora da Ordem do Infante D.Henrique, pelo então Presidente da Republica, Jorge Sampaio.



O convite da Federação Portuguesa de Futebol para a criação dos fatos oficiais da Selecção, foi a primeira etapa, de mais um desafio.
Depois do equipamento do Sporting Clube de Portugal, envereda agora pela "Face Sports", uma agência especializada em cuidar da imagem de desportistas.

Em relação aos tão falados estereótipos da moda, afirma que "Nos últimos anos, tudo foi posto em causa. As medidas perfeitas, as formas perfeitas, e a própria beleza. A moda serviu para mostrar que ninguém é perfeito. Nos nossos dias, a moda é ser-se saudável, cada um da sua forma, cada um com a sua beleza."

Comentários

Sonia Schmorantz disse…
Acredite que sua semana vai ser muito feliz,
que todos os dias o céu tem uma nova cor
e que o Universo conspira a seu favor,
sempre que você assim o quiser.
Assim que seus olhos avistarem o sol pela manhã
lembre-se que este novo dia está por ser escrito
e pode ser sempre um dia feliz,
se você se permitir assim...

Mensagens populares deste blogue

Nuno Gama: Nacionalidade e cultura portuguesa

Nuno Gama, um nome há muito presente no top da moda portuguesa, explodiu nos anos 90,tornando-se desde então uma referência incontornável, principalmente na moda masculina. Após ter concluído o curso de design de moda no Citex - Porto, apresenta a sua primeira coleção na Moda Lisboa, dando início a uma colaboração regular com a indústria têxtil em áreas como tecidos, peles, calçado e confecção. Nuno Gama marcou uma nova era na moda nacional, estando presente em importantes exposições estrangeiras como 'Mode Gitanes' no museu do Louvre - Paris, ou 'Hombres de Fraldas' - Madrid. A sua assinatura, é uma forte inspiração na tradição e cultura portuguesa, tanto devido à presença de elementos representativos da identidade nacional, como no recurso a técnicas de artesanato tradicionais. Nuno Gama levou Portugal além das fronteiras com as suas criações. Em 93 vence o concurso de design de fardas para os Museus de Portugal e em 97, para a Portugal Telecom. Foi responsável pelo g...

Jovens Criadores

Mara Índio concluiu o curso profissional de estilismo em Guimarães, e frequenta actualmente a Faculdade de Belas Artes do Porto. Tem participado em vários concursos de design de moda, vencendo em Vigo (Espanha) e em Leiria, numa iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude. Tem como referência a criadora Alexandra Moura, e o gosto pelo lado artístico da moda. Antes da sua apresentação no desfile Acrobatic 09 , conversamos sobre a colecção que preparou para o evento. IS- Como começou o teu interesse pela moda? MI- Acho que isso nasceu comigo...não houve um inicio. IS- Como defines o teu estilo? MI- Sou prática para o dia a dia, mas gosto de me vestir bem, principalmente para sair à noite. O “vestir bem” está muito ligado ao nosso estado de espirito.. IS- Dás muita importancia às tendências da moda? MI- As tendências são lançadas pelos criadores, e dependem da forma como olhamos para elas. IS- Qual foi o tema desenvolvido para esta colecção? MI- O tema da minha colecç...

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape...