Avançar para o conteúdo principal

RICARDO DOURADO - entrevista


O percurso profissional de Ricardo Dourado passou pelo estúdio de Osvaldo Martins, Lidija Kolovrat e Helena Matos.
Desenvolveu projectos industriais para várias marcas, colabora regularmente na área de styling da "Serch magazine", e tem ainda marcado presença em exposições como "Showcase", "Moda Lisboa", "Costom Eyes" e "A cidade vestido" - Porto 2001, capital europeia da cultura.

Para alem do trabalho desenvolvido no seu atelier, na zona histórica da cidade do Porto, é também formador de design de moda no Citex.




ENTREVISTA

IS - Em que eventos de moda nacionais ou internacionais irá apresentar a colecção Outono/ Inverno 2009/2010?

RD - Para estes dois próximos anos está previsto apresentar a colecção na MODALISBOA.

IS - Em que se inspirou para esta colecção?

RD - A próxima colecção, parte de volumetrias arquitectónicas com reminiscências aos anos 30/40, caracterizados por um look rígido e austero, assentes numa base muito feminina e sofisticada, na tentativa de contrariar os tempos de crise que temos vivido actualmente.

Farão parte da colecção alguns pormenores em "over size", como flores na lapela, grandes pedras em strass, ou mesmo grandes luvas trabalhadas ao longo do braço.

O final será ilustrado subtilmente com partes de trajes do Médio-Oriente através de peças mais longas, fluidas e sobrepostas.

IS - Quais os materiais/ silhuetas que irá apresentar (de forma geral)?


RD - Materiais: sedas, feltros de lã, algodões com resinas, mousselines e chifon de seda.

A colecção divide-se em três silhuetas: Inicialmente, uma silhueta estruturada, próxima do corpo, inspirada nos anos 30/40. Esta, evolui para grandes over size em capas e casacões. Por fim, esse over size perde a estrutura e torna-se fluido, em sobreposições.

IS - Costuma basear-se nas tendências da moda, ou cria independentemente de qualquer influência?

RD - Ainda que esteja atento às tendências de moda e ache muito difícil não ser influenciado por elas, nunca me preocupo com isso ao desenvolver uma colecção.

Mais do que seguir as tendências, tento que as colecções sejam coerentes num sentido evolutivo do meu trabalho.

IS - Qual o perfil da mulher/ homem que veste as suas criações?

RD - Mulheres entre os 30 e 50 anos, ligadas às artes plásticas; professoras; curadoras; artistas ou apenas entusiastas. Geralmente, são pessoas determinadas e com personalidade muito vincada.


ricardo dourado blog: aqui

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nuno Baltazar

Nuno Baltazar, conta a história de uma viagem no deserto africano. Trevellers, inspirada na personagem Kit do filme “The Sheltering Sky” de Bertolucci (1990), com referência ao período pós 2ª guerra, foi uma colecção de que gostei especialmente. Muito feminina, cinematográfica e glamourosa. Contraste de couros e plástico rígido com tecidos leves e fluidos. Branco. Bege. Preto total. Dourados.

entrevista a Helena do blog Meninas da Chocolate

Já foi chamada "a madrinha das bloguetes". Helena nasceu em S.Paulo, mas vive no Rio de Janeiro há varios anos. Delicadeza, bom gosto e simpatia contagiante são traços que passa de tudo o que escreve, para quem a lê. O seu "Meninas da Chocolate", é a fusão perfeita entre imagem, conteudo e interactividade, factores determinantes para que este se tornasse um dos casos de maior sucesso e uma referência incontornavel na blogosfera de moda. um dos meus espaços favoritos, que não podem deixar de conhecer! http://meninasdachocolate.blogspot.com Nome – Helena Castro Idade – 30 anos Profissão – Formada em Administração, com pós em Marketing. Já trabalhei com seguros, moda, telecomunicações e atualmente sou sócia de uma produtora musical. Minhas principais atividades são: administrar a carreira do violonista João Rabello ( www.joaorabello.com.br ) e fazer a produção dos shows do sambista Paulinho da Viola ( www.paulinhodaviola.com.br ). um defeito : Ansi

Inverno abaixo de 0º

Ano novo! Os primeiros dias de 2010 trouxeram uma vaga de frio que transformou toda a Europa numa imensa arca frigorífica. Temperaturas negativas ao limite do imaginável, começam a provocar quebras na economia em Inglaterra e nos países do Norte. Portugal, vive abaixo de 0º, e a neve cai um pouco por todo o país. (vista da Serra da Estrela - Joana Soares ) Camisolões de lã, botas acima do joelho, coletes em pêlo, casacos acolchoados, luvas, chapéus e cachecóis tornam-se indispensáveis para nos protegermos do frio...e estar na moda! Para esta estação, as propostas apresentadas pelos estilistas portugueses basearam-se na elegância e sofisticação do Urban-Chic. Conforto e modernidade. Oposição fluidos VS estruturados, exuberância volumétrica, assimétricos, plissados, influência retro e uma interpretação contemporânea do classicismo. Mistura de texturas e materiais. Seda, cabedal, pêlo e lã tricotada. ( desfile Pedro Pedro, Moda Lisboa/Estoril 32 - Rui Vasco ) Pudemos ape