"A beleza é um modo de estar que se estende a todo o espaço que nos rodeia. Se vivermos rodeados de beleza, vivemos luxuosamente."
Pedro Mourão nasceu no Porto, onde ainda vive e trabalha. Conhecido pela celebração da beleza e do luxo nas suas roupas, mostra-nos que a "prática estética" está ao alcance de todos nos pequenos detalhes que tornam a vida mais bela.
Com um percurso ligado às artes visuais, desenvolveu vários projectos de consultadoria e produção de moda, criou novos produtos e conceitos, figurinos para uma peça de teatro, e diversos trabalhos de decoração e imagem.
Em 1995 participa pela 1ª vez no Portugal Fashion, na direcção criativa da colecção "Bruno Belloni".
Em 2001, apresenta-se a título pessoal também no Portugal Fashion, tornando-se mais tarde responsável pelo departamento de design da Profato S.A., que lhe assegura a produção da colecção "Pedro Mourão".
O ano 2003, marca o inicio da sua presença regular na Moda Lisboa, e em 2006, abre no Porto, o seu próprio atelier.
Para a Primavera/Verão 2009, Pedro Mourão apresentou uma colecção muito original, criativa e cheia de estilo, elaborada a partir de peças transformadas de oito colecções anteriores, sendo a mensagem transmitida, a reciclagem.
O criador assumiu uma forma de estar de maior maturidade e consciencialização, transmitindo uma postura diferente em relação ao mundo e chamando a atenção, tanto para o conturbado período de crise económica, como para o capitalismo exacerbado.
O "Novo Luxo" será então a reciclagem, sugerida pela transformação das peças - queimadas, coladas, tingidas, bordadas, cortada - cada uma, com a sua mensagem simbólica.
Porque "Não andamos aqui apenas para sermos giros, mas sim para sermos seres pensantes e intervenientes na sociedade" (Pedro Mourão)
A colecção Outono/Inverno 2009/10, que será apresentada na passerelle da Moda Lisboa dentro de pouco mais de um mês, fará a apologia de "Viver o Presente".
O criador revelou que irá surpreender-nos com um trabalho inspirado em black tie, onde serão usados materiais ricos e luxuosos, em silhuetas elegantes.
Totalmente independente da ditadura das tendências da moda, criou antes, uma historia sua, dirigida a um consumidor urbano e outsider.
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