22.1.09

entrevista a Helena do blog Meninas da Chocolate

Já foi chamada "a madrinha das bloguetes".

Helena nasceu em S.Paulo, mas vive no Rio de Janeiro há varios anos.
Delicadeza, bom gosto e simpatia contagiante são traços que passa de tudo o que escreve, para quem a lê.

O seu "Meninas da Chocolate", é a fusão perfeita entre imagem, conteudo e interactividade, factores determinantes para que este se tornasse um dos casos de maior sucesso e uma referência incontornavel na blogosfera de moda.

um dos meus espaços favoritos, que não podem deixar de conhecer!

http://meninasdachocolate.blogspot.com



Nome – Helena Castro

Idade – 30 anos

Profissão – Formada em Administração, com pós em Marketing. Já trabalhei com seguros, moda, telecomunicações e atualmente sou sócia de uma produtora musical. Minhas principais atividades são: administrar a carreira do violonista João Rabello (www.joaorabello.com.br) e fazer a produção dos shows do sambista Paulinho da Viola (www.paulinhodaviola.com.br).

um defeito: Ansiedade

uma qualidade: Otimismo

um vicio/ mania: Colecionar. Compro repetitivamente um mesmo tipo de produto. Estou na fase dos vestidos e de livros.

um filme: Bonequinha de Luxo

um livro: Apanhador do Campo de Centeio, do J.D. Salinger

uma musica: Gosto de muitas, mas tenho ouvido muito Lady Madonna, dos Beatles.

uma revista: Vogue

1- há quanto tempo existe o blog "meninas da chocolate"?
9 meses.

2 - o que te levou a cria-lo?

O primeiro post foi de um vídeo que fiz com algumas amigas. As conheci quando trabalhei no escritório da Estúdio Chocolate (marca própria da multi marcas Clube Chocolate – que inclusive tem em Portugal!) e por isso o nome do blog é Meninas da Chocolate. A idéia inicial era postar apenas os nossos encontros mas com o tempo fui me animando e escrevendo sobre moda (minha paixão!) e também entretenimento, dicas em geral, sobre a minha vida e da dos outros.


3 - na tua opinião, quais sao os factores a que se deve o enorme sucesso do teu blog?
Bom, só mesmo quem acessa com freqüência é que poderia dizer o que faz retornar mas... vou arriscar!
Relacionamento: Quando entrei no universo dos blogs ficava curiosa para saber quem estava por trás dos textos que lia e passei a entrevistar os autores. Eu adoro conhecer novas pessoas e as suas histórias. Essa iniciativa acabou gerando um divulgação viral já que assim como eu indicava o link do blog de quem entrevistei, o entrevistado também colocava o link do meu no blog no dele, divulgando a sua entrevista. Tenho impressão que foi nessa fase que meu blog passou a ser mais conhecido. Ah, também tenho o hábito de visitar e comentar em blogs que já conheço, além de estar sempre aberta para conhecer novos. Todo mundo que comenta no meu não deixo de visitar.
Conteúdo: Escrevo sobre um tema que gosto e procuro sempre dar uma visão pessoal . Acho importante o blog ter uma identidade. Capricho também na seleção das imagens porque elas são importantes para exemplificar o que você quer dizer.
Frequência: Na medida do possível, de segunda a sexta, todo dia posto um novo post!

4 - qual é a tua ligação à moda?
Sempre fui vaidosa e soube o que gostava ou não, mas não posso dizer que sempre fui ligada a moda. Na minha infância, minha mãe até conta um ou outro episódio como, por exemplo, quando tinha 5 anos e me apaixonei por uma sapatilha de verniz que só tinha tamanho menor que o meu na loja. Fiz ela comprar assim mesmo. No casamento era nítido que estava super apertado, mas não reclamei nenhuma vez. Dos 9 aos 18 anos, fiz Ginástica Rítmica e estava muito mais preocupada em ter um collant bonito para me apresentar e competir do que com a roupa que iria a uma festinha. Já na faculdade, comecei a ficar mais atenta mas foi quando trabalhei com moda que essa relação se intensificou. Passei a comprar com mais freqüência revistas/livros de moda, procurar na internet sobre esse tema, acompanhar os desfiles e fazer um armário mais pensado.

5 - como defines o teu estilo?
Gosto do estilo atemporal e feminino. Quando compro uma roupa me pergunto se daqui há alguns anos poderei continuar usando-a. Dou bem mais valor a qualidade do que a quantidade. Aprecio demais peças com bom acabamento, modelagem e tecido. Deixo facilmente cinco peças de lado para comprar apenas uma que realmente me apaixonei. Adoro peças lisas (das cores mais claras até as mais vivas), não sou adepta das muito amplas e gosto do comprimento logo acima dos joelhos. Acho os acessórios fundamentais em uma produção (com as escolhas certas um mesmo vestido pode ser usado tanto de dia como para ir a uma festa!). Me divirto experimentando o que já tenho no armário em busca de novas combinações (isso multiplica as opções!). Procuro me vestir de acordo com a minha idade, personalidade e lugares que freqüento.

6 -qual é a tua peça de roupa preferida?
Vestidos! Acho eles super práticos e femininos.

7 - tens algum conhecimento sobre a moda portuguesa? qual a tua opiniao?
Tenho conhecido através dos blogs de moda aí de Portugal e da Vogue portuguesa que eventualmente leio, mas acho que conheço muito pouco. Adoraria saber mais e com o tempo eu aprendo.

8 -qual é o teu criador favorito?
Daqui do Brasil a Huis Clos (http://www.huisclos.com.br). De fora, amo Carolina Herrera , Chanel e Marc Jacobs.

9 - na tua opiniao, quais sao as principais diferenças na forma de vestir entre a mulher brasileira e europeia?
Acho que as escolhas do que vestimos são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo: a personalidade que temos, a imagem que queremos passar, o quanto nos auto conhecemos, quais lugares que frequentamos, a nossa idade, o clima de onde vivemos, o grupo social que pertencemos, e ect. Por isso acho muito difícil generalizar as diferenças entre as mulheres brasileiras e europeias sem especificar de qual grupo estamos falando. Além do que, a moda também sofreu os impactos da globalização. Ou seja, muitas vezes o que é moda aí, se já não é aqui, vai ser (ainda que usada de forma adaptada)! O contrário acredito que também aconteça, mesmo que (por enquanto) em menor intensidade.


10 -o brasil, esta no topo do ranking do fenomeno "blogs de moda", que portugal ainda esta muito longe de acompanhar. na tua opiniao, a que se deve este fenomeno?
A moda vem ganhando tanta força por aqui que praticamente todos os tipos de revistas, jornais e canais de TV dedicam um espaço para falar sobre este tema (seja sobre os desfiles, as roupas das celebridades, dicas de estilo e etc). Isso acaba, naturalmente, despertando interesse em um maior número de pessoas. Aliado a isso, há alguns anos o Brasil participa ativamente em vários segmentos na Internet. Hoje, são quase 43 milhões de brasileiros acessando a Internet, quatro vezes a população portuguesa. Na minha opinião, esses dois fatores contribuíram para o fenômeno dos blogs de moda por aqui.

12 comentários:

(¯`·._.·[***Celina***]·._.·´¯) disse...

Oiiiii, adorei a entrevista. A Helena é uma fofa e onde ela está vou atrás rsrsrs pra conhecer mais sobre ela, e cada vez que leio algo da Helena, mais a admiro.
Parabéns pela entrevista.
Bjobjo pras duas;)

Lou disse...

Amei a entrevista!!!
Beijos montes,
Lou

aline disse...

Ines, a entrevista ficou maravilhosa. A Helena é a pessoa mais simpática e querida que eu já conheci virtualmente.
beijo.

Du Balaio disse...

A Helena é uma fofa! É isso que tenho pra falar dela. Fofa!

Eneida disse...

Boas palavras da entrevistada!
A Helena é ótima!
Super agradável, e tem um blog muito interessante!
Bela entrevista!
Beijo Helena!
Beijo Ines!

Andrea disse...

Oi,
A Helena é um docinho,
ela consegue unir todas os blogeiros na sua "casinha".
Parabéns pela escolha e esntrevista.
beijinhos

Veronica Fantoni disse...

adorei ver a helena por aqui!!!!! linda!! : )

coquin disse...

Nova Brisa... Miminho especial concebido por Nós, com o intuito de premiar a originalidade, ousadia e diferença...

http://suspirosentrecorpos.blogspot.com/2009/01/mimo-nova-brisa.html

beijo

Ana Carolina disse...

A Helena é uma fofa!! Adorei a entrevista! Parabéns!

beijos!

Paulo Babboni disse...

Bonjour, minha amiga d'além mar...
Adorei a entrevista, você viu a legião de fãs que a Helena tem? Ela realmente é MUITO especial (também sou um desses fãs, claro!)
Um beijão (o blog está lindo!)
Paulo

suzane disse...

Oi Ines!! Adorei a entrevista e já visitei o blog da Helena. Obrigada pelo comentário sobre minhas jóias e tiaras!!! Fiquei feliz que tenha gostado!!! bjos de Fortaleza!!!

suzane disse...

Ah!! Já inclui na minha lista de blogs!!!!