1.2.09

fatima lopes



Foi em 1992, que reparei numa pequena notícia, da página dedicada à moda, na há muito extinta revista Super Som.

Uma jovem ambiciosa, partira em 1990 do Funchal, no Arquipélago da Madeira onde nascera, rumo à capital (Lisboa), perseguindo o sonho de vir um dia a vingar no mundo da moda, criando as suas próprias colecções.

Com uma amiga, abriu uma loja onde vendia peças de criadores internacionais.
Em 1992a loja "Versus" muda de nome.
É criada a sua marca. Começa a dar nas vistas pelo seu estilo arrojado, criativo e totalmente original.
Após o primeiro desfile, no Convento do Beato, convence o público e a imprensa, e em poucos anos, ergue um império.
O nome, que na altura então fixei: Fátima Lopes.




Definindo o seu sucesso como um objectivo após o outro, com muito trabalho e afinco, Fátima afirma que "A vida é feita de sonhos, e eu nunca disse - Já consegui tudo na vida."

Tornou-se conhecida pelo seu carisma, colecções femininas ousadas e originais, mas expandiu as suas criações ao âmbito da roupa masculina, sapatos, marroquinaria, óculos, jóias, cristais, porcelanas, e têxteis lar.

O "Espaço Fátima Lopes", traduz-se actualmente num prédio de quatro pisos no coração de Lisboa, onde reúne boutique, atelier de criação/confecção, um bar/discoteca, e a sua agência de modelos "Face Models".

No ano 2000, surpreende tudo e todos, desfilando ela própria, em Paris, um biquíni de ouro e diamantes avaliado em um milhão de dólares. Este, foi mais tarde recriado numa "Barbie Alta Joalharia", que foi posteriormente leiloada a favor da cruz vermelha.

Fátima Lopes foi a primeira portuguesa a integrar o "carroussel de la mode" em Paris. Presença habitual na zona mais elitista do "prét-a-porter", e nos principais eventos de moda, tem lojas espalhadas um pouco por todo o mundo.
Diz-se orgulhosa em ser portuguesa, apesar de a sua moda, ser internacional. São inúmeros os "prêmios carreira" com que foi reconhecida, sendo inclusive, condecorada Comendadora da Ordem do Infante D.Henrique, pelo então Presidente da Republica, Jorge Sampaio.



O convite da Federação Portuguesa de Futebol para a criação dos fatos oficiais da Selecção, foi a primeira etapa, de mais um desafio.
Depois do equipamento do Sporting Clube de Portugal, envereda agora pela "Face Sports", uma agência especializada em cuidar da imagem de desportistas.

Em relação aos tão falados estereótipos da moda, afirma que "Nos últimos anos, tudo foi posto em causa. As medidas perfeitas, as formas perfeitas, e a própria beleza. A moda serviu para mostrar que ninguém é perfeito. Nos nossos dias, a moda é ser-se saudável, cada um da sua forma, cada um com a sua beleza."

1 comentário:

Sonia Schmorantz disse...

Acredite que sua semana vai ser muito feliz,
que todos os dias o céu tem uma nova cor
e que o Universo conspira a seu favor,
sempre que você assim o quiser.
Assim que seus olhos avistarem o sol pela manhã
lembre-se que este novo dia está por ser escrito
e pode ser sempre um dia feliz,
se você se permitir assim...