22.4.09

acrobatic 09 - novos talentos


Após o desaparecimento de 'Porto de Moda' - uma iniciativa que durante 8 anos contribuiu para impulsionar a carreira de vários criadores portugueses, surge "Acrobátic", um concurso de design de moda, que desde 2005 tem vindo a afirmar-se como uma importante plataforma para a divulgação de novos talentos.
"Abrir caminho e rasgar novos trilhos para o design de moda nacional" tem sido o seu principal objetivo.
Esta iniciativa, tem vindo a captar a atenção da imprensa, escolas de moda e publico em geral, chegando mesmo a integrar o Portugal Fashion a convite da organização.

A 5ª edição de "Acrobatic" realizou-se no dia 3 de Abril, no CACE cultural da cidade do Porto e o Hiperfashion esteve presente.

21 novos talentos, cheios de sonhos e imaginação, apresentaram as suas criações (cada apresentação era constituída por três coordenados) numa sala repleta de convidados, perante um júri constituído por: Alexandra Macedo (Best Models), Julio Torcato ( designer de moda), Rita Lino (fotógrafa), Miguel Flor (designer de moda), Vera Deus (colaboradora de Nuno Baltazar) e Ricardo Dourado (designer de moda), convidados, imprensa, e vários alunos da Escola Prática de Fotografia "Oficina da Imagem" (www.oficinadaimagem.com), que aproveitaram a oportunidade para pôr em prática os seus conhecimentos.

"Renovar as maneiras de representar o corpo humano, reafirmando o seu papel como termômetro cultural", "que deve ser respondido com parâmetros e idéias que acrescentem valores à moda", foi o desafio lançado à criação e inovação dos participantes.

Pude observar nos desfiles uma tendência marcadamente alternativa, algumas coleções bem conseguidas, looks com estilo e propostas conceptuais, mas também algum "excesso" nos brilhos e materiais utilizados que me pareceram "too much".

O terceiro prémio no valore de 500€ para o melhor coordenado masculino, foi atribuído a Hugo Costa, com a coleção "New Kind of Punk".

O 2º prémio para o melhor coordenado feminino (500 euros) e o 1º prêmio para a melhor coleção ,(2500 euros) foram entregues a Andreia Oliveira, com "La Purifé".

Pandora, "o mal belo", surge como a heroína sombria da jovem designer. Andrógina e dramática, é representada através de uma imagem forte e muito cool.

Materiais frios e metálicos, malhas transparentes ou tricotadas, tons azul marinho, azul metálico e negros falsos.

(mara índio)

4 comentários:

Pepa Xavier disse...

Que máximo, confesso que não conhecia! Acho óptimo! Devia existir mais iniciativas destas! beijinho

ps: tnh saudades!

MAISON CHAPLIN disse...

João Estelina is the best!

B. disse...

Ola!
Que boa surpresa descobrir um site sobre Moda Portuguesa!
Fantastico!

Patrícia disse...

Nunca tive oportunidade de estar por entre os bastidores da moda,mas penso que nós Portugueses pelo menos no que diz respeito ás artes temos bastante iniciativa e criatividade.
Espero que essa nova iniciativa tenha muito sucesso,e que o "alternativo" continue a existir pois serve para dinamizar,uma sociedade ,que se pretende tornar uniforme e totalitária,que embora pacifica e não dada a radicalismo está longe de ser estática e sem serventia como muitos o fazem querer.
Sucesso para o blog.
:)obrigada pelo comentario!