4.4.09

katty xiomara

dia 4

Katty Xiomara, um dos nomes mais aguardados tanto pelo público como pela imprensa internacional, abriu o 4º e ultimo dia de desfiles com uma deliciosa colecção inspirada nos cavalos dos carroceis antigos.

O estilo girly, feminino e romântico da criadora, revestiu-se de influência barroca, em cores enferrujadas e envelhecidas, escurecidas pela luminosidade.
Franzidos, folhos e laços.
Tranças aplicadas em vestidinhos curtos, ou usadas como cintos e colares.
Jogos de volume em saias balão.
Rendas e transparências.

Impossível não adorar Katty Xiomara!



ENTREVISTA

IS. Pode falar-nos da sua coleção?
KX. A minha coleção tem como mote os cavalos dos carroceis à moda antiga, que nos remontam à arte Déco e ao clima barroco. A minha ideia é explicar como é que eles eram revestidos, entre aspas, já que são figuras extremamente sólidas, e foi ai que tive a dificuldade...explicar algumas formas que eram transmitidas como fluidas, muitos panos drapeados (que não são panos) e há também armaduras. Utilizo também muitos acessórios, botões para dar ênfase ao esburacado das armaduras de metal (..que parecia metal..)

IS. Como é que surgiu a ideia para este tema?
KX. Na verdade foi muito casual. Passei por uma loja, vi um carrocel, gostei...A minha filha tambem adora cavalos, portanto ao ver o cavalo pensei nela. Foi a partir dai. Acabei por desenvolver a ideia com base nos carroceis.

IS. O processo criativo, como funciona?
KX. É muito livre, não há uma fórmula, às vezes custa mais termos um ponto de partida, outras custa menos. Normalmente é muito intuitivo, mas eu gosto muito de começar pelos materiais. Os materiais ajudam-me imenso a definir a coleção.

IS. Quais são os elementos mais representativos da coleção?
KX. As tranças por exemplo, inseridas na peça ou usadas como acessórios. Os botões, que não funcionam só como botões, mas como acessórios. A ideia de fluidez. Por exemplo, o ultimo vestido, era bastante estruturado, mesmo assim tinha uma saia interior bastante franzida e fluida. As cores também são bastante marcantes como o motivo da coleção, que são os cavalos de carrocel.

IS. Qual é o perfil da mulher que veste as suas roupas?
KX. É uma mulher que tem de ser ?Mulher?. Tem que assumir, sem receios, ter atitude. Ser feminina e não ter medo de ser feminina nem de mostrar a sua personalidade.

Sem comentários: